Plano de saúde deve custear cirurgia robótica

Sabia que o plano de saúde deve custear cirurgia robótica? Veja o artigo que separamos pra você até o final.

A cirurgia robótica é um dos tratamentos mais modernos e eficientes nas áreas de:

  • Urologia;
  • Ginecologia;
  • Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo;
  • Coloproctologia
  • Cirurgia Torácica;
  • Cirurgia de Cabeça e Pescoço;
  • Cirurgia Cardíaca;
  • Cirurgia Pediátrica;
  • Cirurgia Oncológica.

A cirurgia pelo procedimento robótico já beneficiou milhares de pacientes, pois é menos invasiva e com potencial para uma recuperação mais rápida.

Por outro lado, a cirurgia robótica é um procedimento de alto custo, que pode variar entre R$10.000,00 (dez mil reais) a R$40.000,00 (quarenta mil reais), dependendo da cirurgia por meio robótico.

Assim, tendo em vista o elevado valor, muitas operadoras de planos de saúde negam.

Plano de saúde deve custear cirurgia robótica

Embora não esteja no Rol da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), se o médico indicar a cirurgia por procedimento robótico, o plano de saúde deve cobrir!

Afinal,  o rol da ANS é meramente exemplificativo. Ou seja, não é porque o procedimento não consta no rol, que a operadora pode se isentar de fornecer.

Veja a posição do judiciário com relação a cirurgia robótica

Diversas decisões, em todo pais, já determinaram que, cabe única e exclusivamente ao médico que assiste o paciente determinar a escolha do tratamento. Desta forma, somente o médico pode dizer qual o melhor passo a ser tomado durante o seu tratamento.

Logo, havendo indicação médica, para procedimentos por robótica, o plano de saúde não pode interferir ou negar a cirurgia e, caso isso ocorrer, a negativa é abusiva e ilegal.

A operadora do plano negou minha cirurgia. O que fazer?

Primeiramente, mantenha a calma, pois boa parte dessas negativas, como vimos acima, são abusivas.

Nesses casos, quando o plano de saúde nega a cirurgia robótica, o melhor a fazer é buscar ajuda de um advogado especialista em ações contra planos de saúde, pois é possível ingressar com pedido liminar na justiça para garantir seu direito.

O que é liminar?

Em resumo, liminar contra plano de saúde é uma decisão provisória que se consegue no início do processo. É quando o juiz decide em caráter de urgência, a exemplo da cirurgia robótica, que o paciente precisa da cirurgia e o plano negou, mas o paciente não pode esperar.

“ah… mas processo judicial demora”

Nestes casos, frequentemente, em que o paciente precisa realizar sua cirurgia pelo meio robótico, é possível conseguir uma decisão judicial entre 24 a 48 horas.

Portanto, casos urgentes são rápidos e bem menos burocrático que você imagina.

A importância do advogado especialista

Tenha em mente que o advogado especialista é quem tem o conhecimento técnico sobre a área de atuação. Um especialista aumenta significativamente as chances de êxito.

Afinal, você não vai querer deixar o destino do seu tratamento nas mãos do plano de saúde, que só visa o lucro, muito menos nas mãos de um profissional que não é da área e não saberá a melhor forma de conduzir o caso, certo?

Caso tenha ficado com alguma dúvida e queira mais informações, entre em contato conosco clicando no botão do WhatsApp. Atendemos em todo o país, de forma 100% digital, buscando agilidade e eficiência no atendimento. Juntos, fazemos a diferença!

Para conhecer mais sobre nossa atuação clique aqui.

Artigo elaborado por Oliveira & Santos Advogados – OAB/RS sob o nº 12.505 – Somos Especialistas em demandas relacionadas ao Direito à Saúde, atuando exclusivamente em prol dos direitos dos pacientes. Nosso escritório está localizado em Porto Alegre/RS, mas atendemos em todo o Brasil.

Esse artigo possui caráter meramente informativo.

Contato: (51) 2312-3518 | (51) 9.8127-2290

Para saber mais sobre nossa atuação, clique aqui.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Precisando de ajuda?