SUS é obrigado a fornecer materiais cirúrgicos

SUS é obrigado a fornecer materiais cirúrgicos adequados. Saiba como reverter essa negativa e conseguir continuar seu tratamento.

Nosso escritório, que é especializado em ações contra o SUS (Município, Estado e União), tem recebido cada vez mais pacientes que tiveram a negativa de cobertura para tratamentos, procedimentos, cirurgias, exames ou medicamentos.

Diante disso, vamos orientar como o paciente deve agir, para garantir que seus direitos sejam respeitados.

Recebi a negativa do SUS

Primeiramente, caso tenha recebido a negativa de fornecimento dos materiais cirúrgicos adequados para o tratamento que necessita, a primeira coisa a fazer é manter a calma, visto que boa parte das negativas são abusivas e ilegais.

Então, leia o artigo até o final e saiba como reverter essa negativa.

SUS deve fornecer materiais cirúrgicos (órtese e prótese)

Antes de mais nada, saiba que essa atitude de negar o fornecimento de órtese e prótese para realização de procedimento cirúrgico é abusiva.

Afinal, só quem pode indicar os materiais cirúrgicos, isto é, a órtese ou a prótese adequada para a realização da cirurgia é o médico, tendo em vista que é ele que acompanha o quadro clínico do paciente.

Desta forma, o SUS deve fornecer os materiais cirúrgicos adequados.

Posição do judiciário

O que a justiça entende, é que deve ser assegurado a todo cidadão o direito à saúde, através do SUS, independentemente do custo do tratamento.

Assim, o Judiciário tem entendido que o alto custo do tratamento, por si só, não pode afastar o dever do ente público de garantir o direito fundamental à saúde.

Além disso, nossa constituição garante acesso integral ao paciente, desde que haja indicação médica.

Dessa maneira, a escolha do tratamento será sempre do médico e nunca, jamais, do ente público.

Portanto, havendo indicação médica, através de relatório, respeitados alguns requisitos, o SUS é obrigado a fornecer o tratamento indicado.

Requisitos para reverter a negativa

Para que seja possível reverter a negativa, é necessário cumprir os requisitos abaixo.

  • relatório do médico que lhe assiste, com indicação de que os materiais cirúrgicos são essenciais e que não existe outra prótese ou órtese disponível que fazem parte das politicas públicas do SUS para o seu caso. Ou, ainda, que os outros tratamentos já foram utilizados, sem eficácia;
  • Negativa do SUS;
  • Não ter condição financeira de arcar com os custos dos materiais cirúrgicos adequados;
  • Advogado especialista no direito à saúde.

Dessa maneira, cumprindo com esses requisitos, é possível conseguir o desejado, através de ação judicial com pedido liminar.

Quanto tempo demora para conseguir na justiça?

Uma vez que estamos diante de um caso relacionado à saúde, a agilidade é fundamental, em outras palavras, não demora, pois o advogado poderá reverter a negativa através de ação judicial com pedido liminar.

O que é liminar?

Em síntese, liminar é uma decisão provisória que se consegue no início do processo. É quando o juiz decide em caráter de urgência, já que tem casos em que o paciente não tem como esperar.

Frequentemente, pedido liminar é decidido entre 24 a 48 horas. Porém, temos casos que em poucas horas já conseguimos uma decisão.

Saiba mais sobre liminar contra o SUS clicando aqui.

Recebi a negativa. Como proceder?

No momento em que estiver com a indicação médica e a negativa do SUS em mãos, entre em contato com um advogado especialista em ações contra o SUS.

Somos especialistas em reverter negativas abusivas através de ação judicial com pedido liminar.

A importância do advogado especialista

Tenha em mente que o advogado especialista é quem tem o conhecimento técnico sobre a área de atuação, portanto, um advogado especialista aumenta significativamente as chances de êxito.

Afinal, você não vai querer deixar o destino do seu tratamento nas mãos do SUS, com filas de espera que nunca acabam, muito menos nas mãos de um profissional que não é da área e não saberá a melhor forma de conduzir o caso, certo?

Caso tenha ficado com alguma dúvida e queira mais informações, entre em contato conosco clicando no botão do WhatsApp. Atendemos em todo o país, de forma 100% digital, buscando agilidade e eficiência no atendimento. Juntos, fazemos a diferença!

Veja nosso Instagram clicando aqui.

Artigo elaborado por Oliveira & Santos Advogados – OAB/RS sob o nº 12.505 – Somos Especialistas em demandas relacionadas ao Direito à Saúde, atuando exclusivamente em prol dos direitos dos pacientes. Nosso escritório está localizado em Porto Alegre/RS, mas atendemos em todo o Brasil.

Esse artigo possui caráter meramente informativo.

Contato: (51) 2312-3518 | (51) 9.8127-2290

Para saber mais sobre nossa atuação, clique aqui.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Precisando de ajuda?