Terapia ABA para tratamento do Transtorno do Espectro Autista

Quer saber mais sobre a terapia ABA para tratamento do Transtorno do Espectro Autista? Continue a ler esse artigo e saiba mais detalhes.

Este texto busca trazer algumas informações sobre o tratamento para o Transtorno do Espectro Autista com o método ABA, mas é bom lembrar que a prescrição correta de tratamento cabe única e exclusivamente ao médico que acompanha o paciente.

Por isso, em relação à sua saúde ou a saúde de seu filho, sempre busque o profissional da área médica mais indicada.

Terapia ou ciência ABA?

ABA são as siglas do termo em inglês de Applied Behavior Analysis, que pode ser traduzido em português para Análise do Comportamento Aplicada.

E antes de mais nada, é importante que se esclareça que ABA é uma ciência, por isso, apesar de ouvirmos muito falar em método ou terapia ABA, o termo correto é ciência ABA.

Porém, vamos utilizar no texto os termos terapia e método ABA, pois, ao buscar pelas informação no Google, esses são os termos mais utilizados. Assim, ajudamos mais pessoas a encontrarem as informações que necessitam.

Sobre a terapia ABA para tratamento do Transtorno do Espectro Autista

A terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicada), tem como objetivo ensinar novas habilidades e, também, ajudar a lidar com alguns comportamentos que são desafiadores.

Em outras palavras, a terapia busca ampliar os comportamentos que são úteis e desejáveis e diminuir os comportamentos que estão afetando de forma negativa o desenvolvimento e aprendizagem.

Dessa forma, o método ABA trabalha os comportamentos mais relevantes para a vida dos pacientes, de modo a dar mais autonomia, melhorando a linguagem, comunicação, os estudos, a interação social.

Igualmente, também diminuir os comportamentos negativos, como agressividade, autolesão.

O programa é adaptado às necessidades individuais de cada paciente, assim, focando nos comportamentos que precisam ser ampliados ou reduzidos.

Isso quer dizer que a quantidade de horas e foco do tratamento, vai depender da análise de cada caso.

Quais profissionais podem aplicar a terapia ABA?

O tratamento através da terapia ABA é multidisciplinar, o que pode envolver profissionais de diversas áreas e, como dito, quais atividades e profissionais necessários vai depender da análise de cada caso.

Mas, normalmente, a equipe pode ser composta pelos seguintes profissionais:

  • terapeuta ocupacional;
  • psicólogos;
  • pedagogos;
  • fonoaudiólogos;
  • fisioterapeutas;
  • educador físico.

Desta forma, como falamos, a equipe que vai compor o tratamento é determinada através da análise de cada paciente e, da mesma forma, a quantidade de horas semanais do tratamento, também vai depender de cada caso.

Quais os benefícios do tratamento ABA?

Como informado, o tratamento com a terapia ABA busca se adaptar às necessidades de cada indivíduo, ou seja, vai trabalhar o que cada paciente necessita desenvolver.

Desse modo, vai auxiliar no desenvolvimento adequado, trazendo autonomia, ampliando habilidades. Ajudando com o comportamento social, comunicação.

Desenvolve também o autocuidado, as atividades do dia a dia, melhorando também, a interação familiar. Ou seja, o método pode ajudar a trazer uma melhor qualidade de vida ao paciente.

Meu filho teve a prescrição do tratamento pelo método ABA. O plano de saúde deve fornecer?

Havendo indicação médica, com relatório médico fundamentando a necessidade de terapia pelo método ABA, o plano de saúde deve fornecer o tratamento, sim!

Assim, com o relatório médico em mãos, faça a solicitação administrativa junto ao plano de saúde. Lembre-se de guardar um comprovante de que houve a solicitação prévia.

Se for negado o tratamento, também é importante que você tenha como comprovar a negativa. Essa comprovação pode ser através de documento escrito, e-mail, mensagem de WhatsApp, ou protocolo da ligação telefônica.

Plano de saúde negou o tratamento?

Se você possui a prescrição médica e o plano de saúde negou ou limitou o tratamento, saiba que, judicialmente, é possível reverter essa negativa e conseguir a terapia ABA, através de liminar na justiça.

O que é liminar?

Em resumo, liminar contra plano de saúde é uma decisão provisória que se consegue no início do processo. É quando o juiz decide em caráter de urgência, a exemplo da terapia ABA, que o paciente não tem como esperar meses, ou anos, até uma decisão final.

Frequentemente, o pedido liminar é decidido entre 24 a 48 horas, mas temos casos que em poucas horas já conseguimos uma decisão.

Quanto tempo demora pra conseguir a terapia ABA na justiça?

Uma vez que estamos diante de um caso relacionado à saúde, a agilidade é fundamental, em outras palavras, não demora, pois, assim que o juiz determinar o fornecimento do método ABA, em pouquíssimos dias o paciente já poderá iniciar o tratamento.

A importância do advogado especialista

Para garantir que seu processo corra da melhor forma, busque suporte de um advogado especialista no Direito à Saúde, que já está familiarizado com causas contra planos de saúde.

Afinal, você não vai querer deixar o destino da saúde do seu filho nas mãos do plano de saúde, que só visa o lucro, muito menos nas mãos de um profissional que não é da área e não saberá a melhor forma de conduzir o caso, certo?

Somos especialistas em ações judiciais com pedido liminar contra planos de saúde.

Atendemos de forma 100% online em todo Brasil

Caso tenha ficado com alguma dúvida e queira mais informações, entre em contato conosco clicando no botão do WhatsApp.

Tendo em vista que todos os novos processos são eletrônicos, isto é, online, expandimos nossa atuação para todo Brasil, de forma 100% digital, buscando agilidade e eficiência no atendimento.

Veja nosso Instagram clicando aqui.

Artigo elaborado por Oliveira Advocacia – OAB/RS sob o nº 12.505 – Somos Especialistas em demandas relacionadas ao Direito à Saúde, atuando exclusivamente em prol dos direitos dos pacientes. Nosso escritório está localizado em Porto Alegre/RS, mas atendemos em todo o Brasil.

Esse artigo possui caráter meramente informativo.

Contato: (51) 3030-7800 | (51) 9.8127-2290

Para saber mais sobre nossa atuação, clique aqui.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Precisando de ajuda?